14 dezembro 2009

Saudade

Falar sobre saudade é sempre querer ser brega e/ou piegas.

Mas eu sempre achei sensacional o fato de termos, nós da língua portuguesa, uma palavra própria para designar esse sentimento. No francês dizemos "tu me manque"(vc me faz falta) e no inglês "I miss you"(sinto a sua falta). Mas ter um substantivo próprio para isso, que eu saiba, apenas no português mesmo.

E é difícil descrever o tal do sentimento. Porque em alguns momentos parece que é uma tristeza, mas ainda assim não o é. Em outros, dá uma dor, uma pontada no coração, ainda mais se o objeto da saudade não poderá ser revisto. Mas ao mesmo tempo e juntamente com a tristeza e a dor existe a lembrança - às vezes palpável - dos momentos passados com o indivíduo. Existe a alegria de ter havido esses momentos, e de se ter a memória para nos dar de presente essas lembranças.

Ainda, há a ansiedade do reencontro. Aquela que beira a loucura, quando o tempo não passa, quando tudo parece acontecer para que o momento nunca chegue. Mas em várias ocasiões ele chega.

E quando o momento de revisitar esse espaço tão único dos dois seres saudosistas chega, é como se zerasse o sentimento de saudade. Para termos um espaço vazio, que será preenchido por novas lembranças, que serão acessadas no segundo seguinte à separação.

De novo. E de novo. Sem que haja um fim concreto ou visível.



Kisses,


A.

Um comentário:

  1. adorei.
    tô chegando. Não sei o que está acontecendo, mas sinto uma dor suspirante por causa da minha ida.

    E acho que a cada reencontro a saudade cresce. Acho que saudade não zera, só se alimenta.

    Te amooooooooooooooooooooooo!

    ResponderExcluir