11 dezembro 2008

40 anos do AI-5








40 anos do Ato Institucional 5, decretado em 13 de dezembro de 1968 e que confirmou a instalação da ditadura militar no país. O ato suprimiu direitos civis e deu poderes absolutos ao regime militar. Como determinação mais extrema, o AI-5 resultou no fechamento do Congresso Nacional por prazo indeterminado, além de decretar a intervenção nos estados e suspender habeas corpus para crimes políticos e para reuniões de cunho político.

"O AI-5 inaugurou um dos períodos mais tenebrosos da vida pública nacional e que perdurou, infelizmente, por 10 anos e 18 dias. No período em que vigorou, instaurou uma cultura do medo, embora não tenha calado por completo as vozes que se opunham à ditadura, seja na luta social, seja na institucionalidade possível", disse o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

(Correio Braziliense online, 11/12/08)


Pois é, eu não estava lá, mas acho que até hoje vivemos memórias e resquícios desse período. A liberdade adquirida, a Constituição de 88, todas consquitas que hoje usufruímos graças aos que lutaram contra esse período negro e tenebroso.

Estamos engatinhando ainda, mas a nossa Constituição é uma das mais belas já escritas e deveria ser de conhecimento de todos, principalmente o art, 5º!!!

Então que continuemos a caminhada, buscando menos corrupção,mais igualdade social, mais felicidade pra nação!!!

Beijos

A.

A tempo: imagens da exposição que o Museu da Câmara preparou para a data. Arte feita pelo Mateus Zanon, pesquisa por Amanda Ourofino e Jessica Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário