21 fevereiro 2009

MEU ERRO

O que nos torna humanos? Sentir, imaginar, sonhar?

Sim, um pouco de tudo isso. Mas acho que a imperfeição seria o aspecto mais marcante de ser-se humano. A natureza em si é perfeita, sempre buscando a repodução dos mais fortes e geneticamente melhores. Quem não é bom, simplesmente fica pra trás. Mas nós humanos não. Inventamos milhares de ferramentas para corrigir as imperfeições da natureza, e mesmo que ainda sejamos volúveis a elas, cada vez mais nos tornamos "deuses".

Mas o erro, ele é persistente. Maneira dolorida de aprender e apreender. Mas muitas vezes, a única maneira. Os pais tentam nos ensinar as coisas sem que tenhamos que cometer erros, mas a maioria das coisas, talvez por sermos tão teimosos e involuídos, aprendemos na porrada.

Já cometi milhares de erros. Como todo mundo. Mas poucos deles eu me arrependi amargamente. O meu mais novo erro é um deles. Talvez um erro sem volta, talvez imperdoável...

Felizmente temos o amor. Esse sentimento tão inexplicável, e que muitas e muitas vezes nos leva ao velho conhecido erro. Mas é por causa dele, do amor, que temos a capacidade, única na natureza, de perdoar. Perdoar é humano e é divino. Aquela parte nossa da fé, do mistério, daquilo tudo que não conseguimos explicar... sim, o perdão faz parte disso. E faz parte do coração.

Há erros perdoáveis e imperdoáveis, sim. Algumas vezes simplesmente somos incapazes de restaurar o sentimento e a confiança naquele que nos magoou. Mas o amor, sim, ele é capaz disso. Basta olhar muito para dentro de si, perceber porque houve amor em primeiro lugar.

Algumas vezes aprendemos com o erro e fazemos dele uma ponte para um momento, uma relação, um mundo melhor.


"Forgive me
Is all that you can't say
Years gone by and still
Words don't come easily
Like forgive me forgive me"
(Tracy Chapman)



Forgive me, please.


A.

Um comentário:

  1. Errar é o que nos faz humanos.
    será.sei lá.
    É dificil realmente saber ;s
    blogzãooo!

    ResponderExcluir