30 março 2009

Tic Tac...


Sonhos de Einstein
Upload feito originalmente por Amanda Ourofino
Às vezes o pacato, o careta e o sossegado têm o seu lugar.

Sim.

A vontade de simplesmente estar e fazer coisas corriqueiras, comuns, que acontecem todos os dias, mas com consciência do que está acontecendo.

Pois a grande diferença é justamente essa: consciência.

Fazemos quase tudo no automático. Tomar banho, por exemplo. Eu tenho um ritual: começo lavando o cabelo com xampu, depois o condicionador, aí enquanto o condicionador age, lavo o corpo e o rosto. Um belo dia, me ensaboei primeiro e depois lavei os cabelos. O problema é que só me dei conta de que tinha começado "errado" quando estava lavando o cabelo.

Nossa, que coisa mais triste fazer tudo no automático! Acho que viver no presente, no agora - aquilo que todos os livros de auto-ajuda e filosofias budistas falam - resume-se basicamente a isso: fazer as coisas com consciência de que estou fazendo-as.

Por isso, mesmo que tomar banho seja sempre tomar banho, ou almoçar seja sempre almoçar, que seja com consciência de que estou fazendo isso, sem ficar planejando os minutos seguintes, sem ficar lamentando os minutos passados.

Mas vivendo o agora.

Porque o que passou, passou; e o que virá ainda não veio...


A.

2 comentários:

  1. Nossa, o texto ficou maravilhoso e perfeito com a foto! Eu vivo me puxando pro "agora" mas quando eu me dou conta já estou no automático de novo.

    ResponderExcluir
  2. acho q trabalho no automático, sempre tentando responder às demandas, sempre correndo contra o tempo, sempre trabalhando, trabalhando, trabalhando.
    desembaraço o cabelo no automático.
    mas de resto...
    queria dirigir no automático, pra não sentir medo.
    =)

    acho q o maior desafio é não lamentar o q virá, não sofrer por antecipação.
    bjosss

    ResponderExcluir