19 janeiro 2012

Devia ter... Devia nada!



Epitáfio
Titãs


Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...



Essa música é velha já. Nem sei o ano, mas sei que já ouço-a há muitos anos. E nunca tinha pensado nas coisas que eu pensei dessa vez, quando a ouvi tocando no rádio do carro. Talvez seja sinal de que não apenas os tempos mudaram, mas principalmente, deque eu mudei. 

E o que eu pensei dessa vez foi que essa letra na verdade não é legal. Sempre achei que ela fosse legal e inspiradora, para viver mais a vida, mas na realidade, ela mostra apenas que a pessoa não apenas se arrependeu de não ter feito um monte de coisas, como simplesmente não viveu. E ficar cantando isso não tem mais a ver comigo. Simplesmente não me toca mais. Desde quando o acaso protege alguém? Na verdade, eu não acredito em acaso. Acredito em co-incidência. Coisas que incidem juntas com um propósito. Mas isso não é acreditar em destino, que eu também não acredito. Acredito em escolhas, conscientes ou não. Mas isso é papo para um outro post! ;)


A questão é: para que ficar pensando o que devia ou não ter feito? Faça, a partir de agora. A vida só acontece se você a faz acontecer. E por "você", eu quero dizer eu mesma. Afinal, é só de mim mesma que eu posso falar né... 

Mas é fato: a vida acontece. E acontece lindamente, se é esse o objetivo. Há muita coisa boa para se conquistar, desfrutar e admirar. Mesmo não sendo fácil como parece (mas na verdade, é sim), é só ir e fazer, ir e correr atrás, ir e ir. Não deixar que tudo aquilo que faz parte de nós, mas que é apenas uma ínfima parte negativa que nos prende, nos impeça de VIVER. 

Por isso, me parece muito mais pertinente cantar outra música, outro hino, outra letra. Algo como essa, também tão antiga, mas sempre atual:


O que é, o que é
Gonzaguinha

Eu fico
Com a pureza 
Da resposta das crianças 
É a vida, é bonita 
E é bonita...

Viver!
E não ter a vergonha 
De ser feliz 
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser 
Um eterno aprendiz...

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei 
Que a vida devia ser 
Bem melhor e será 
Mas isso não impede 
Que eu repita 
É bonita, é bonita 
E é bonita...

E a vida!
E a vida o que é? 
Diga lá, meu irmão 
Ela é a batida 
De um coração 
Ela é uma doce ilusão 
Hê! Hô!...

E a vida
Ela é maravilha 
Ou é sofrimento? 
Ela é alegria 
Ou lamento? 
O que é? 
O que é? 

Meu irmão...
Há quem fale
Que a vida da gente 
É um nada no mundo 
É uma gota, é um tempo 
Que nem dá um segundo...

Há quem fale
Que é um divino 
Mistério profundo 
É o sopro do criador 
Numa atitude repleta de amor...

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver 
Ela diz que melhor é morrer 
Pois amada não é 
E o verbo é sofrer...

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé 
Somos nós que fazemos a vida 
Como der, ou puder, ou quiser...

Sempre desejada
Por mais que esteja errada 
Ninguém quer a morte 
Só saúde e sorte...

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza 
Da resposta das crianças 
É a vida, é bonita E é bonita...



Nenhum comentário:

Postar um comentário