06 janeiro 2012

Lomo Way of Life



Foto tirada com a Diana F+, filme cromo Velvia Fujifilm 120mm ISO 100.
Esse é o Beco do Amor, em Tiradentes-MG.
Juro que não alterei em nenhum programa de edição!


Eu tava aqui pensando... enquanto colocava um filme muito antigo que eu tenho, ISO 800, que eu sempre tive dó de usar, na Holga 135 que a minha querida amiga Pat me emprestou. E fiquei pensando como diabos vou calcular o tempo e tudo o mais com esse ISO 800, já que to acostumada com o 100 ou 400 dos filmes mais comuns, e como vou fazer pra não cagar o filme todo...

E como normalmente acontece, desandei o pensamento para coisas mais "profundas" e comecei a refletir sobre o controle. Na verdade, sobre essa ilusão de controle que temos na nossa vida, de que podemos controlar tudo aquilo que acontece nela.



A vida já me provou por A + B que isso de controlar o que acontece não existe. Quando eu acho que a coisa vai acontecer exatamente como eu planejei vem a vida e "PIMBA", dá uma rasteira e me mostra que não adianta fazer muitos planos.

Fui aprendendo que, ok, planeje. Mas conte com mudanças de planos. E não se irrite com isso, essas mudanças vão ocorrer o tempo todo! O mais fantástico foi quando comecei a lidar bem com essas mudanças que vão acontecendo. Claro que eu ainda fico irritada algumas vezes, dependendo de como a situação se desenrola. Mas aprendi que adaptar-se ao que acontece, o tempo todo, é muito importante. E também me desgasta menos, me irrita menos, e eu fico uma pessoa bem mais leve e mais tranquila. Claro que isso eu não consigo fazer o tempo todo, com tudo, mas realmente acho que estou em um bom caminho.

Let's hope for the best. Toujours! 

Aqui tem o blog que eu fiz onde coloco as minhas fotos tiradas com a Diana (e agora, com a Holga): Lomographando

E aqui, as 10 regras de ouro da Lomografia:

1 - Leve a sua câmera onde quer que você vá.
2 - Use a todo momento - dia e noite.
3 - A Lomografia não é uma interferência na sua vida, é parte dela.
4 - Tente fotografar de todas as maneiras.
5 - Aproxime-se dos objetos que movem o seu desejo Lomográfico o mais perto possível.
6 - Não pense.
7 - Seja rápido.
8 -.Você não precisa saber antes o que foi capturado no filme.
9 - E nem depois.
10 - Não leve a sério nenhuma regra.


Vale para algumas coisas da vida também, não acham?


Kisses,

A.





3 comentários:

  1. Essa foto ficou demais! Foi com uma diana com a lente da holga? Gostei também da reflexão. Serve, no momento, ao menos como um sopro de leveza e esperança. É difícil não saber lidar com a impossibilidade de controle. Conversei muito com a Pat ontem e ela falou bem demais de você. Vou conferir o blog das lomos. É uma paixão que deixei de lado uns tempos por bobeira minha, quem sabe reanimo.

    Mayra (amiga da Pat, do Fred, do aniversário no Agrippina...)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayra,
    Não se preocupe que eu me lembro de vc! Hahahahhhah
    Foi com a Diana F+, com a lente que vem com ela mesma. Eu não tenho Holga (a Pat me emprestou a dela, mas é pra filme 35mm...)
    Eu tb deixei de lado um pouco, mas eu deixei um pouco de lado meus projetos fotográficos pessoais sabe. Falta de tempo mesmo... hahahhahah
    Agora eu to andando com a Lomo na bolsa, aí facilita tirar as fotos.
    Sinta-se a vontade para ler meu blog todo. Tem um post que eu gosto muito, que se chama "Be simple. Be true. Be you."
    Eu tenho refletido muito, sobre muita coisa... muita coisa que aconteceu comigo e que eu superei, muita coisa que eu estou vivendo agora, muita coisa que passa pela minha cabeça louca...hahhahahahha
    Vamos marcar um barzinho semana que vem!!! Aí a gente conversa ao vivo! :)
    Se quiser, me adiciona no facebook tb!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda! Que bom que se lembra hehehe Eu não sabia que a Pat tava com uma Holga também. Tenho uma colorsplash e uma actionsampler sem flash que ficam às ordens caso queira experimentar também. Andar com a máquina na bolsa ajuda muito. Fiz isso um tempo e desde que comecei o trabalho e o doutorado as coisas se complicaram. Quem sabe retomo agora...

    Eu tinha lido esse post indicado também e confesso ter me emocionado. Na verdade até anotei em uma nota no PC os 3 passos... hehehe Acho a ideia do barzinho super válida, mas tenho estado em uma onda um pouco mais reclusa esses dias, daí se você topar um café... ;) Eu tirei meu FB do ar por uns tempos, devo voltar, mas não sei exatamente quando. Na verdade já te tenho lá, a gente se adicionou logo depois do meu aniversário hehehe De qualquer forma fico acessível pelo cel no whatsapp e pelo gtalk (mayraresende85). Com tanto meio de comunicação no mundo, não vai faltar oportunidade. Certamente virarei leitora do blog, gostei do que li. =)

    beijo

    ResponderExcluir