15 março 2010

Shutter Island



Ontem fui ao cinema e vi Ilha do Medo, do Scorcese. Eu nunca fui lá muito fã dos filmes dele (confesso que odiei "Gangues de Nova York"), mas o filme de ontem me surpreendeu. Primeiro pelo gênero: suspense. Segundo pelo assunto que aborda: a mente humana. Sou fascinada pelo assunto. E não é de agora. Na faculdade fiz várias matérias na psicologia e na minha monografia haviam diversos aspectos, digamos, psicológicos, abordados. O filme do Scorcese consegue viajar pelos mistérios da mente, e mostra isso de uma maneira deveras interessante.



Gregory Peck e Ingrid Bergman no filme de 1945.

Lembrou-me muito um filme do Hitchcock de 1945 chamado "Quando Fala O Coração" (originalmente "Spellbound"). Tenho certeza que o Scorcese viu esse filme antes de filmar o dele. No "Spelldound", ainda em preto e branco, a dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro dr. Edwards. O filme conta ainda com cenas de sonhos idealizadas por Salvador Dalí, o que é genial.


Conhece essa roda? Marca registrada de Dalí.

Confesso que comprei o dvd desse filme sem nem dar nada por ele, apenas para o meu suposto objetivo de ver todos os filmes do Alfred, mas ao final me surpreendeu horrores. O cara realmente sabia o que fazia.

Assistam assim que puderem. Os dois filmes.

Fica a dica!


Kisses,

A.


3 comentários:

  1. Mais uma identificação que ainda não havíamos descoberto: tb adoro Alfred.
    Mil beijos,

    ResponderExcluir
  2. amei a dica. E eu amo o Dali. Passei muitas noites da minha vida imersa na insanidade dele.

    Vou alugar o filme!!!

    ResponderExcluir